
Em 1985 a Route 66 deixou de fazer parte do US Highway System. Sistema de estradas rápidas que ligam os Estados Unidos de costa a costa, com infra-extrutura para comportar o crescente tráfego moderno. A Route 66 existe atualmente como uma "Histórica Rota 66", sendo reconhecida pelo governo norte-americano por sua importância cultural, histórica e principalmente turística. Mais antes de se tornar esta Lendária Estrada dos sonhos de muitos de nós, ela foi merecidamente importante para o desenvolvimento de muitas cidades e estados norte americanos. Viaje conosco nesta emocionante estrada que é uma "Lenda Viva" com mais de 80 anos de comoventes histórias e emoções inesquecíveis.

A mais famosa estrada americana, tinha o objetivo de interligar o país, unir locais distantes, e trazer progresso para a região oeste. Ainda hoje, 80 anos após o início de sua construção, a "Mother Road" continua sendo um dos maiores símbolos de uma America ainda ingênua, perdida no tempo. Percorrê-la é fugir dos tradicionais roteiros turísticos e tentar encontrar alguma coisa que não tenha sido absorvida pela America industrializada e moderna dos atuais dias.

Também conhecida como The Main Street of America a Route 66 foi durante muito tempo uma das principais estradas dos EUA, atravessando todo o continente americano de Leste a Oeste. Com início em Chicago atravessava os estados de Illinois Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e Califórnia, terminando em Los Angeles após 3.940 km (2.448 milhas). Desde a sua construção em 1926 até à sua desativação em 1985 foi percorrida por milhares de veículos e contribuiu decisivamente para a afirmação da maior nação do mundo.


Ao longo do seu trajeto a economia prosperava ainda que timidamente em pequenos negócios familiares (restaurantes, estações de serviço, hoteis para dormir e etc.). Foi o berço dos restaurantes Drive-thru e da Fast-food - o primeiro McDonald's surgiu em San Bernardino, ponto de passagem da estrada.
Primeiro Restaurante McDonald´s que nasceu na Rota 66 em San Bernardino California e lá está até hoje. Claro que o atual visual mudou e se tornou um icone do Fast-food.

Graças à construção da rota 66, muitas pessoas decidiram abandonar as cidades do norte e começar vida nova nos ensolarados estados do sul e oeste. O turismo na América também começava a crescer. Tudo isso só fazia aumentar o movimento na rota 66. Diversos comerciantes viram no aumento de movimento da estrada uma forma de ganhar dinheiro. Armazéns, postos de gasolina, motéis, mecânicas e pequenas lojinhas começaram a surgir em todo lugar ao longo da rota 66, e foram o núcleo inicial de diversas cidades. Muitos destes prédio ainda podem ser vistos hoje em dia. Muitos estão em ruínas, mas outros foram reformados e prosperam pela fama da rota e principalmente do turismo.
Os militares americanos também consideravam essencial a construção de estradas para o oeste do país, como uma forma de aumentar a mobilidade das tropas em caso de necessidade, pois a segunda guerra já se aproximava. Como o oeste era uma região com grandes extensões desertas, esta parte do país era ideal para a construção de campos de treinamento e manobras. A arquitetura do país também foi influenciada pelas estradas como a rota 66.
Como a maior parte dos motoristas não queria sair da estrada e procurar hotéis nas cidades grandes, começaram a aparecer os motéis de beira de estrada, com seu estilo característico.

Estradas maiores absorveram o tráfego da Rota 66 deixando-a totalmente obsoleta.
Os trailers e um número cada vez maior de automóveis no país fizeram aumentar ainda mais o movimento nas estradas, e como conseqüência, o turismo, a economia e a produção de automóveis. Era um ciclo que se auto-alimentava. O tráfego constante de pesados caminhões somado ao aumento do número de automóveis no país começou a sinalizar o saturamento da rota 66. As estradas existentes eram muito estreitas, as pavimentações estavam cada vez mais deterioradas, e principalmente, elas não comportavam mais o volume de tráfego entre as diversas regiões do país.

Enquanto a 66 ficava cada vez mais deteriorada, um novo conceito de auto-estrada começava a surgir. Deveria unir conforto, velocidade e segurança. Era uma nova revolução em termos de transporte e que traria profundas mudanças na economia e grande desenvolvimento ao país. Isto condenava à morte a rota 66.
Na década de 70 praticamente todos os trechos da rota 66 haviam sido substituídos por modernas e largas auto-estradas de 4 ou 6 pistas. Partes destas novas vias foram construídas passando exatamente por cima da velha 66. Ninguém queria mais viajar por ela se agora podia ir de um lugar a outro com mais velocidade e conforto. Lojas, motéis, postos de gasolina, restaurantes e dinners à beira da estrada ficaram sem qualquer movimento e foram obrigados a fechar.
Cidades foram abandonadas porque as pessoas não tinham mais trabalho nestes lugares. A América crescia, mas ironicamente, o custo desse crescimento era o abandono de algo que tinha sido essencial ao seu crescimento.
Um trecho desativado da Rota 66 - Os arbustos (Sagebrush) crescem em seu solo deteriorado pelo tempo, dando-lhe um ar de total esquecimento. Observem que hoje a Mother Road está cortada por uma grande Auto-Estrada com suas diversas pistas e adequada para o tráfego pesado que uma América moderna e rápida exige de seus veículos nos dias de hoje.
Com a sua desativação o governo atribuíu o estatuto de "Estrada Histórica". Ficando eternizada para sempre. A Route 66 possui uma dimensão quase mítica na cultura americana. Simboliza um período importante do desenvolvimento da maior nação do mundo. A cultura do automobilismo norte americano, propiciou que o automóvel, a motocicleta e a liberdade sejam os principais protagonistas da fama desta histórica estrada.
A Route 66 tornou-se um estereótipo e está intimamente associada a diversas imagens da cultura americana, algumas com a dimensão de ícones, os caminhões transcontinentais como o Peterbilt, o Corvette, as Choppers, os motores V8 e tantos outros exemplos. Estas imagens têm sido amplamente utilizadas pelo cinema. Quando vemos obras como Paris-Texas, Easy Rider, Bagdad Café ou Duel, um filme de Spielberg feito para a TV em 1971, Mesmo em qualquer filme que passe nas cidades rurais, é inevitável que não remetamos o pensamento á mãe de todas as estradas...
Conhecida como: The Main Street of America, The Mother Road, ou Old Historic Route 66, a Rota 66 também teve outro significativo nome popular: The Will Rogers Highway: ...
Grande parte da 66 desapareceu embaixo das modernas auto-estradas, outros trechos foram transformados em ruas de cidades, com um comércio relevante e outros estão completamente abandonados e são intransitáveis. No entanto, diversas associações lutam pela preservação do que sobrou da Rota 66, assim como continuam a cultivar toda a histórica fama desta estrada, e do que ela representou para a America. Se você um dia decidir encarar esta aventura esteja preparado para ver um lado fascinante e meio escondido da America verdadeira, e principalmente mantenha na cabeça o que já dizia aquela antiga canção: When you make that California trip, get your kicks on Route 66...

Nenhum comentário:
Postar um comentário