quinta-feira, 14 de julho de 2011

13 de julho o Dia Mundial do Rock

 
Origens do rock
Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (década de 1950).. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez  num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.
A rock na década de 1950 : primeiros passos
É a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley lança o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.
O rock nos anos 60: rebeldia e transgressão
Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo : The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.
A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The Rolling Stones.
No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.
Bandas de rock que fizeram sucesso nesta época : The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.
O rock nos anos 70 : disco music, pop rock e punk rock
Nesta época o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo. A dance music desponta com os sucessos de Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e David Bowie.
Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época : Pink Floyd Genesis, Queen e Yes.
Anos 80 : um pouco de tudo no rock
A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police.
Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores.
Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna.
Anos 90 : década de fusões e experimentações
Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.
Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.
O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass.
O Rock no Brasil
O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.
Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.
Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.

ROCK E MOTOCICLISMO

Não sei exatamente como nem que ano foi, mas de alguma forma duas paixões da minha vida estão ligadas… o Rock and Roll e as motocicletas.
No meu ponto de vista ambos têm tudo a ver combinam de uma forma magnífica que jamais deveria ser corrompida.
Claro que um Mustang preto com capota aberta e som bem alto ouvindo AC/DC é uma coisa linda, mas acho que no primeiro engarrafamento as coisas vão desanimar um pouco.
A paixão por motos assim como por Rock /metal não pode ser explicada pesada ou medida é uma coisa que não te ensinam, simplesmente tem isso com você.
Outra semelhança é a maravilhosa é a diversidade de motos e estilos que parecem ter criado exclusivamente para você: Chopper, Naked, Bike, Trail, enfim, inúmeras possibilidades, igual ao rock, o que gera acaloradas discussões de qual estilo é melhor ou mais legal (não misture as coisas, ainda estou falando de motos).
Assim como no Rock, as Motos também carregam uma má fama, talvez porque ambos de alguma forma incomodam e causam inveja??
Quem já não ouviu a maldita expressão rock pauleira e não ficou puto, igual se me chamam de motoqueiro… é MOTOCICLISTA!
Pensaram que eu iria esquecer as roupas como couro, rebites, botinas, bandanas, seres bizarros que povoam os encontros de moto ouvindo o bom Sr Rock regados a cerveja gelada. Amigos não têm como separar as coisas parecem criadas uma para a outra.
Nelson Rodrigues disse que toda unanimidade é burra e talvez tenha razão, evidente que lá no meio tem um motociclista sem tatoo ou odeie rock, assim como nós temos colegas roqueiros de primeira que não gostam de uma loira gelada, pior pra eles, só estão aproveito metade do prazer que o capeta oferece.
O Rock, assim como motos, é uma paixão para vida toda, não tem volta, talvez um tombo aqui, talvez um disco ruim ali, mas é eterno. Quando vai ficando mais velho às vezes parece que seu tempo está passando, mas não é verdade, aprecie com moderação e vamos rodar!




By HELL BOY
Diretor Social KCLA/SE


PESQUISA:
www.suapesquisa.com/rock/

http://sabiosdoasfalto.forumeiro.com/t49-motociclismo-e-rock-and-roll

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  • Artigos